A Câmara Municipal de Penafiel assinou, no sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, um protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., para criar um Balcão da Inclusão.

Sediado nas instalações da autarquia, o espaço vai proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respectivas famílias, organizações e outros que, directa ou indirectamente, intervêm na área da deficiência, explica nota de imprensa.

O município vai estar disponível para esclarecer, via telefone, por escrito e presencialmente, quaisquer dúvidas sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes.

“O Balcão da Inclusão compromete-se também a ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas”, descreve a mesma fonte.

Citado em nota de imprensa, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, congratula-se com a medida. “Este Balcão da inclusão pretende apoiar os nossos concidadãos, em primeiro lugar, através da disponibilização de informação e, depois, através da mediação. O serviço vai funcionar na nossa unidade de Acção Social. Quanto mais a comunidade se envolver, mais forte e eficaz será o serviço”, acredita o autarca.

“A importância da criação dos Balcões de Inclusão prende-se, sobretudo, com a proximidade. Um técnico do município, que conhece o território, as organizações, e as pessoas com quem está a falar, consegue ter uma percepção com maior exactidão das necessidades e das oportunidades existentes. Há um ganho imenso em relação à proximidade, empatia e fluidez, e isso não se consegue a partir de Lisboa”, acredita Humberto dos Santos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação. “O Balcão de Inclusão da Câmara Municipal de Penafiel deve ser um elemento de excelência para ajudar a resolver os problemas das pessoas com deficiência ou incapacidade”, acrescentou.

O protocolo foi assinado durante o I Encontro de Inclusão Sobre Rodas, com o slogan “Diferentes e Iguais”, organizado pelo grupo “Inclusão Sobre Rodas”. O encontro promoveu o debate sobre “inclusão na sexualidade” e “Emoção, Motivação e Família”.

“Este grupo, em cooperação com as várias entidades públicas e privadas, pretende implementar um projecto com a missão de prestar às pessoas com mobilidade reduzida, famílias e comunidade em geral, uma informação acessível sobre os direitos, benefícios e recursos existentes, através da promoção de encontros de informação, sensibilização e reflexão, bem como organização e participação em diferentes tipos de actividades junto da comunidade”, termina nota de imprensa.