O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) avançou com novas medidas de contingência de combate à propagação do COVID-19.

Entre outras, está a ser criada uma estrutura para validar casos suspeitos. “Atendendo ao acréscimo do número de doentes, está a ser alargada a área autónoma para atendimento ao COVID-19, com a instalação de uma estrutura de apoio, junto à Urgência Geral do Hospital Padre Américo, que vai permitir criar uma área para receber apenas casos suspeitos para serem validados. Este fluxograma já está operacionalizado nas actuais instalações. Vão ser criadas duas salas de emergência para que os doentes respiratórios graves sejam abordados apenas numa das salas”, explica o centro hospitalar em nota de imprensa.

A par disso, está a ser suspensa toda a actividade clínica não urgente, desde consultas externas a intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

A meta é “diminuir significativamente a circulação de pessoas no perímetro do hospital”. “Mantêm-se as intervenções cirúrgicas prioritárias, principalmente as relacionadas com neoplasias. Será apenas realizada actividade programada em casos clinicamente relevantes, passando a ser privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal seja viável”, refere o CHTS, que diz estar a fazer adaptações dos espaços de formação dos profissionais para alargar a capacidade de resposta.

Não está a ser permitida, temporariamente, a entrada de delegados de informação médica, sendo que os fornecedores “absolutamente indispensáveis” devem entrar pelo Serviço de Instalações e Equipamentos. E todos os eventos, jornadas e iniciativas científicas foram já cancelados ou adiados por forma a reduzir a circulação e concentração de pessoas nos hospitais do CHTS.

Mantém-se a suspensão de visitas aos doentes internados assim como a restrição de acompanhamento de doentes no serviço de Urgência. “Os acompanhantes podem obter informações através dos números: 914 210 505 e 255 714 435, Hospital Padre Américo, e 914 202 339 e 255 410 515, Hospital São Gonçalo, ou através da app MyCHTS”, informam, pedindo a colaboração da população e elogiando o trabalho dos profissionais.

O CHTS está também a disponibilizas aos utentes internados rede Wi-Fi para acesso gratuito à internet, facilitando o contacto com os seus familiares e amigos.