São 25 as escolas de referência decretadas pelo Governo para a região que vão manter portas abertas para garantir o serviço de refeições e acolhimento de filhos do pessoal hospitalar e de emergência e aos alunos mais carenciados.

São cerca de 800 estabelecimentos de ensino em todo o país que são excepção à regra de encerramento.

A lista foi divulgada pela Direcção-Geral dos Estabelecimento Escolares (DGEstE).

Em Lousada, mantém-se aberta apenas a Escola Secundária de Lousada. Em Paços de Ferreira, são cinco as escolas que servirão este propósito, nomeadamente a Escola Secundária D. António Taipa, em Freamunde, as Escolas Básicas de Eiriz, Frazão e Paços de Ferreira e a Escola Secundária de Paços de Ferreira.

Constam da lista sete escolas de Paredes, dos diferentes agrupamentos. São elas a EB 2,3 de Baltar, a Escola Básica de Cristelo, as Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo, Paredes, Sobreira e Vilela e a Escola Secundária de Paredes.

Em Penafiel são seis as escolas de referência: Escola Básica D. António Ferreira Gomes em Milhundos, Escolas Básicas de Paço de Sousa e Penafiel Sudeste, Escola Básica e Secundária do Pinheiro, Escola Secundária Joaquim de Araújo (Guilhufe) e Escola Secundária de Penafiel.

Por fim, em Valongo, são também seis as escolas de portas abertas para os filhos destes profissionais, a Escola Secundária de Alfena, a Escola Básica e Secundária de Campo, a Escola Básica e Secundária de Ermesinde, a Escola Básica de São Lourenço, Ermesinde, a Escola Básica de Vallis Longus, Valongo  e a Escola Secundária de Valongo.