Depois do Parque da Cidade de Paredes, cerca de 300 escuteiros do concelho vão invadir, entre 26 e 28 de Julho, a Casa da Quinta, em Parada de Todeia.

Esta segunda edição do ACAPAREDES, acampamento dos agrupamentos de escuteiros do concelho tem como objectivo ser “uma oportunidade de convívio, partilha e crescimento
para os jovens” participantes, explica André Emanuel Coelho, do Agrupamento 609 Parada de Todeia, responsável pela organização, que será o Chefe de Campo.

Este ano, todas as actividades partem do imaginário em torno da vida e obra de D. António Barbosa Leão, bispo natural da freguesia de Parada de Todeia, cujo centenário da entrada na Diocese do Porto se comemora em 2019.

Nesse sentido, existirão quatro campos distintos, Angola, Congo, Algarve e Porto, correspondentes aos locais por onde passou o bispo, onde ficarão lobitos (6-10 anos), exploradores (10-14), pioneiros (14-18) e caminheiros (18-22), respectivamente.

Participam os seis agrupamentos do concelho, a saber: 519 Paredes; 609 Parada de Todeia; 1039 Vilela; 1155 Lordelo; 1358 Gandra e 1371 Recarei.

Entre as actividades previstas, os lobitos vão realizar sessões nas piscinas de Parada de Todeia, os exploradores vão realizar uma descida de jangada no Rio Sousa, os pioneiros farão um raide nocturno pelas freguesias circundantes e vão conhecer as minas de Castromil, e os caminheiros vão dedicar-se a restaurar a Capela da Casa do Fundo, onde nasceu D. António Barbosa Leão, e vão ainda organizar uma sala com fotografias e documentos inéditos que poderá ser visitada no domingo.

Uma das grandes actividades é o “fogo do concelho”, realizado no sábado à noite, em que cada grupo vai apresentar “um jogo, uma cantiga, uma peça de teatro…” preparados ao longo dos últimos meses e com base no imaginário do D. Barbosa Leão, explica André Emanuel Coelho.

A eucaristia desse último dia é aberta a toda a comunidade e será presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues, contando com a presença de várias entidades locais, como o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e restante executivo, o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Todeia, Albertino Silva e várias representações do Corpo Nacional de Escutas.