A Lipor candidatou uma acção do Centro Social de Ermesinde aos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos.

Trata-se da “Oficina Criativa: Bordar Roupa Usada” do CLDS4G Valer, da instituição, que consistiu “na realização de uma oficina criativa: bordar roupa usada com o objectivo de dotar os participantes de competências sobre bordado livre, promovendo a reutilização e darem uma nova vida a roupas usadas”. Foi “orientada a pessoas em situação de desemprego, incentivou a praticas de economia circular e ao empreendedorismo, permitindo que os participantes ganhassem novas competências e assim adquirir uma fonte complementar de rendimento”, tendo a actividade sido realizada num Empreendimento de Habitação Social, potenciando a inclusão social. Está nomeada na categoria “Associação/ONG”.

Segundo a Lipor, estando ainda nomeados outros projectos do Centro Comercial Parque Nascente, Lady in Green Blogue, Câmara Municipal de Matosinhos e Escola Superior de Enfermagem e Centro Social de Ermesinde. “São as entidades cujas acções foram seleccionadas para representar a área de influência da Lipor de entre as 220 acções dinamizadas durante a 13.ª Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR), realizada em Novembro nos municípios associados”, justifica.

“A Lipor submeteu à 13.ª edição dos Troféus Europeus de Prevenção de Resíduos cinco acções, uma em cada categoria de Proponente de acção, cujos vencedores serão anunciados numa cerimónia oficial em Bruxelas no próximo mês de Junho. A selecção foi feita com base nos critérios definidos pelo júri dos Trofeus Europeus, nomeadamente a relação da iniciativa com os eixos da EWWR, a originalidade, a sua natureza inovadora, a sua adaptabilidade e replicabilidade a outros contextos locais, a mobilização do público-alvo e a duração”, acrescenta a mesma fonte.