O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala quinta-feira, dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde com o lançamento de um livro digital, ‘eBook’, intitulado “Boas Práticas ao Serviço do Utente” que tem como objectivo “promover a literacia em saúde na comunidade”, avança a instituição, em comunicado.

Com coordenação científica de Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, esta publicação apresenta e explica, através de mensagens simples, “alguns dos projectos implementados no centro hospitalar e que incluem as diferentes fases do ciclo da vida”, desde o nascimento até ao envelhecimento.

O CHTS destaca que os conteúdos incluídos no e-book foram desenvolvidos por equipas multidisciplinares que tiveram em conta “a constante evolução na área da saúde”, sendo que o formato do livro permite actualizar conteúdos, de forma a garantir “uma informação correta e fidedigna aos utentes”.

Paralelamente, o Auditório do Hospital Padre Américo, recebe, pelas 10h00, uma sessão evocativa do Dia Mundial da Saúde, dirigida a todos os profissionais, na qual serão também apresentados os guias de ‘Acolhimento do Utente e Família’ e ‘Profissionais de Saúde’.

Além de todos aqueles que fazem parte da unidade, vão estar presentes os presidentes Francisco Assis, do Conselho Económico e Social, Cristina Vaz de Almeida, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Tânia Neto, utente, assim como Telma Dias, da Associação Nacional de Ostomizados.

O CHTS considera que a literacia nesta área é um tema resultante da nossa sociedade, contribuindo “para a promoção da saúde e prevenção da doença dos cidadãos, melhorando o seu bem-estar e qualidade de vida”.

Por isso, implica “conhecimento, motivação e competências” de todos os cidadãos, porque ajuda a tomar decisões ao nível dos cuidados de saúde, prevenindo doenças e mantendo ou melhorando a qualidade de vida.