Já foram inauguradas as obras de ampliação e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo.

A autarquia lembra, em nota de imprensa, que o espaço quadriplicou a capacidade, aumentando a capacidade quanto ao problema de animais errantes no concelho.

“O equipamento cumpre os mais altos padrões de bem-estar animal, disponibilizando mais 45 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, que inclui uma piscina para os cães se refrescarem no tempo quente. Cada jaula individual tem área abrigada e descoberta, exposição solar e corta-vento, bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejetos. No exterior, além da piscina para lavagem e/ou refrescamento dos animais, foi criada uma área circular de exercício”, sendo o investimento de quase 150 mil euros, lê-se.

Para comorar o Dia do Animal – assinalado a 4 de Outubro e que foi antecipado no concelho – foi realizado “um dia aberto às escolas onde os alunos tiveram a oportunidade de cuidar e passear os animais e uma campanha de adopção”.

A Câmara de Valongo lembra ainda que promove várias medidas de apoio, desde as campanhas de adopção e de esterilização gratuitas e a criação de colónias CED – captura, esterilização devolução, para controlar a reprodução dos animais errantes. Já a todos os animais adotados através do Centro Veterinário Municipal, é oferecida a esterilização, a vacinação anti-rábica, a desparasitação e o dispositivo de identificação electrónica (microchip), fazendo com que, em média, a autarquia gaste cem euros por cada animal que entrega para adopção.