Carla Silvestre apresentou, este domingo, a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Penafiel em nome do Chega. Sob o lema “Proteger Penafiel” diz que porá os interesses dos concidadãos “em primeiro”, caso seja eleita.

Entre as prioridades elencadas, segundo nota de imprensa, estarão a natalidade, com a criação de uma rede municipal de creches, a segurança e a transparência. De fora do discurso não ficou o IC35 e a critica ao “unanimismo” entre PS e PSD no concelho.

Num país com baixos índices de natalidade, Carla Silvestre sustenta que no concelho há “ausência de políticas de natalidade e de apoio à família”. Quer alterar esta tendência e diz que o “maior prémio” será a criação de “uma rede municipal de creches, integrada entre público e privado, de forma a garantir que todas as crianças tenham acesso a creches e jardins de infância”. “O número de vagas deverá ser sempre assegurado e o seu pagamento consoante o rendimento de cada agregado familiar (…) Ou seja, conforme maior for o agregado familiar menor será o seu contributo para o pagamento de impostos e taxas autárquicas”, defende a candidata do Chega, referindo que esta política pode atrair residentes.

“A segurança é outro aspecto fundamental”, argumentou, frisando que “urge a rápida necessidade de recuperar a polícia municipal”. “O policiamento municipal permitirá o desenho de estratégias de presença física e visível, estando assim mais próxima da nossa população e das demais forças de segurança”, acredita.

Carla Silvestre diz que de fora da candidatura não ficarão temas como o IC35 “e mais recentemente as contas de 2020 deste executivo, aprovadas por unanimidade”. “O unanimismo não acrescenta nada de positivo, pelo contrário, demonstra de forma muito clara as amarras e jogos de poder entre PS e PSD, onde os dois partidos em momento algum se conseguem distinguir”, critica.

A candidata sustenta também que há uma “elevada falta de transparência” no concelho. “Todos os penafidelenses que trabalham honestamente têm o direito inequívoco de consultar a aplicação de cada cêntimo dos seus impostos de forma simples e eficaz”, afirmou, prometendo uma “luta sem precedentes contra a corrupção instalada em defesa da transparência, da esperança e da liberdade”.

Na apresentação da candidata, realizada no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, estiveram dirigentes, militantes e simpatizantes do partido, como o presidente da Distrital, Rui Afonso, e o Coordenador Nacional Autárquico, Nuno Afonso.