O pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Paredes promove, entre 21 e 22 de Abril, a iniciativa “Primavera Festival da Flor”.

No âmbito do festival realizar-se-á a plantação de um jardim e uma visita às camélias centenárias existentes na Casa da Cultura. Um grupo de crianças irá plantar uma japoneira nos jardins daquele equipamento cultural.

O espaço de relvado da Casa da Cultura irá acolher o “Mercado das flores” que já conta com a inscrição de 10 expositores.

Durante o período da tarde será promovido o “Fórum sobre as Flores”, que contará com a presença da presidente da Sociedade Espanhola de Camélias, Carmen Salinero Coral, do arquicteto Artur Micael, especialista em camélias e membro da sociedade portuguesa de camélias, Fernanda Malheiro licenciada em psicologia que abordará a terapia das flores. O fórum contará, também, com a presença da florista Lisa Flores, que fará a demonstração e elaboração de um arranjo floral.

Publicidade

Os participantes no fórum terão oportunidade de participar numa degustação de chás florais.

A noite de sábado será abrilhantada com o “Baile da Flor”, em parceria dos bares da cidade e a associação Hexágono.

Na manhã de domingo, a encenadora Renata Portas vai protagonizar a figura de D. Rosalina Guimarães e o seu envolvimento com as camélias da Casa da Cultura.

Na mesma altura, o centro de interpretação de Arte Pública realiza uma exposição naquele local, que representará um tributo ao escultor Alberto Carneiro, autor da escultura de arte existente na Casa da Cultura, a Mandala da Paz.

O início da tarde de domingo ficará marcado por um desfile de vestidos de flor, confecionados por costureiras modistas e ateliers do concelho e um desfile de chapéus de palha, que conta com a colaboração das juntas de freguesias.

A Orquestra Ligeira do Vale do Sousa encerrará o “Primavera Festival da Flor”, com um concerto, pelas 17h00.