Foto: Verdadeiro Olhar

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem como objectivo instalar painéis solares em todos os edifícios municipais para reduzir a pegada ecológica do município.

A informação foi avançada por Paulo Ferreira, vereador do Ambiente, durante a última Assembleia Municipal.

Confrontado pelo PSD quanto às poucas acções realizadas no âmbito do Ano Municipal do Ambiente e da Cidadania em curso, o autarca referiu que têm metas a atingir e que já foram realizadas várias actividades. Outras estão em curso.

“Há decisões a ser trabalhadas. Estamos a trabalhar numa medida que, se conseguirmos atingir esse objectivo, permitirá uma redução brutal da pegada ecológica deste concelho”, sustentou Paulo Ferreira. “Trata-se da instalação em todos os edifícios públicos municipais do concelho, desde a câmara municipal, piscinas municipais, pavilhões, centros escolares, de painéis solares que vão permitir que este concelho seja um exemplo do ponto de vista ecológico para o país”, argumentou o vereador.

O trabalho, frisou, será de médio e longo prazo e não estará “pronto amanhã”. A meta é também que o exemplo seja seguido pelas empresas do concelho, numa medida ambiental que permitirá grande redução dos custos energéticos, acredita.

Entre as muitas medidas lançadas em termos ambientais, salientou a importância do reforço da rede de oleões, que já permitiu o aumento da recolha de óleos usados. E também o reforço dos ecopontos, que já começou há algum tempo, que fez com que o volume de material reciclável recolhido no concelho tenha tido “um aumento significativo”.

“A temática do ambiente nunca estará terminada”, mas exige investimento. Pelo que a aposta passa sobretudo pela sensibilização, que tem custos reduzidos.