A Câmara de Lousada já adjudicou o projecto de reabilitação e de intervenção arquitectónica com vista à criação do futuro Parque Molinológico de Pias, informa a autarquia.

Recorde-se que o município já tinha adquirido seis hectares de terreno na freguesia de Pias, junto ao rio Sousa, onde se incluem os denominados Moinhos de Pias.

Segundo a autarquia, o projecto existente ascende a um investimento de um milhão de euros e “engloba um conjunto de moinhos e casas de moleiro, bem como dependências agrícolas e, ainda, uma serração hidráulica” situados na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior.

“A intervenção prevê a renovação dos espaços existentes de forma a que cumpram funções inovadoras de carácter ambiental, cultural e pedagógico procurando ainda preservar a forma e a estrutura arquitectónica existente, os sistemas e materiais tradicionais de construção e as manchas de implantação primitivas”, descreve nota de imprensa. A mesma fonte explica que o “renovado núcleo arquitectónico dos Moinhos de Pias contará com espaços didácticos dedicados à biodiversidade do rio Sousa e da Paisagem Protegida, à arqueologia da farinha no território de Lousada e à geologia do vale do rio Sousa. “Para além disso, o espaço vai ter uma forte componente de formação nas artes tradicionais ligadas à moagem e ao pão, nomeadamente, uma Oficina do Moleiro, uma Fábrica de Moagem Artesanal e um Laboratório do Pão Tradicional”, adianta a mesma fonte.

Em termos ambientais, “com vista à neutralidade energética do projecto, o Parque Molinológico de Pias vai ser exclusivamente alimentado por energia fornecida microturbinas para microgeração de electricidade, instaladas nos caboucos onde laboravam os antigos rodízios dos moinhos de água”, refere ainda o município.