Estão a ser realizados trabalhos especializados de remoção de resíduos em terrenos da responsabilidade municipal, informou a Câmara de Valongo.

“No ano de 2021, o Município já despendeu mais de 200 mil euros na limpeza de resíduos ilegalmente depositados em terrenos e espaços florestais. Logo no início do ano, foram recolhidas 259,33 toneladas de resíduos englobando (resíduos de construção e demolição, pladur, madeiras, monstros, entre outros), nas freguesias de Alfena e Valongo”, explica nota de imprensa.

Há, actualmente, trabalhos de limpeza “em locais críticos”, nas freguesias de Campo e de Sobrado.

“Os responsáveis por estes crimes ambientais deveriam ser castigados, pois prejudicam muito o nosso município. Por serem considerados resíduos perigosos temos de contratar serviços especializados para os recolher e encaminhar para tratamento, o que representa um pesado encargo para as contas municipais”, refere José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara, citado em nota de imprensa.

A Autarquia apela à denúncia destes casos junto do SEPNA – Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR, através da Linha SOS Ambiente e Território – 808 200 520, que funciona em permanência.