A Câmara Municipal de Lousada vai entregar à população 700 compostores domésticos com o objectivo de desviar “os biorresíduos dos contentores de resíduos indiferenciados e consequente deposição em aterro”, avança a autarquia.

Inserido no “Compostar, melhor Plantar”, este é um projecto financiado pelo Fundo Ambiental, onde “através da separação dos biorresíduos, nomeadamente restos alimentares e cortes de jardim, e a sua deposição no compostor doméstico, os munícipes vão obter um composto de excelente qualidade para aplicar no seu jardim, quintal ou horta”.

Os equipamentos, com 330 litros de capacidade, destinam-se a todas as pessoas com interesse por esta prática e “com condições de alojamento, tipo moradia com espaço exterior, quintal, jardim ou horta”, especifica o município.

Quem quiser receber o equipamento, deve preencher um formulário que está disponível no endereço https://www.cm-lousada.pt/p/biobairros

Além do compostor, é entregue um folheto com a explicação para o seu funcionamento como o melhor local para o colocar, como fazer a compostagem, entre outras informações.