O Bosque Ribeirinho de Paços de Ferreira, situado ao lado das piscinas municipais da cidade, será inaugurado este sábado.

Segundo a autarquia, trata-se de uma obra que expande a área de lazer do Parque Urbano para a zona vizinha das Piscinas Municipais e do estádio Capital do Móvel.

“O Bosque Ribeirinho, com 22 mil metros quadrados de área, visa o melhoramento e a valorização desta paisagem e do ambiente, num conceito integrado de respeito pela identidade deste lugar, na margem do Rio Ferreira”, refere a Câmara Municipal.

Há percursos para caminhadas com milhares de metros de extensão, vistas sobre abertos prados verdes, emoldurados por cerca de 150 novas árvores e ainda equipamentos de madeira para sentar e charcos de chuva temporários, descreve o município em nota de imprensa.

A vegetação plantada é composta sobretudo de espécies autóctones, como são exemplo bétulas, salgueiros, freixos, cerejeiras de jardim e pinheiros mansos. Foram ainda colocadas plantas ornamentais pontuando o espaço, “numa distribuição criadora de dinâmica e coloração ao longo das estações do ano”. “Os charcos são pequenas bacias temporárias de retenção e infiltração de água, na época das chuvas. Neles se desenvolvem espécies espontâneas de plantas, proporcionando habitat para um diversificado leque de animais”, diz ainda a autarquia.