Há 38 anos que os Bombeiros Voluntários de Rebordosa estão ao serviço da população. Este domingo, em sessão solene que assinalou a data, foram benzidas duas ambulâncias, condecorados 18 soldados da paz e homenageados José Moreira, que presidiu à direcção da associação humanitária durante 10 anos, e Licínio Rocha, ex-comandante da corporação.

O dia também foi de prendas. A Junta de Freguesia de Rebordosa aproveitou o momento para entregar aos bombeiros o subsídio anual. Já a Câmara Municipal de Paredes adiantou que, na próxima quinta-feira, todas as corporações e delegações da Cruz Vermelha Portuguesa do concelho receberão a segunda parte do apoio municipal para este ano.

“Herdei uma casa organizada e bem financeiramente”

18 bombeiros da corporação de Rebordosa receberam medalhas de grau bronze, prata e ouro, por cinco, 10, 15 e 25 anos de bons serviços prestados. “Esta condecoração foi uma homenagem justa e merecida”, disse o comandante da corporação. Simão Barbosa agradeceu aos seus bombeiros a “dedicação, entrega e capacidade de resposta”. “Sinto um enorme orgulho em ser o vosso comandante”, frisou.

A José Moreira, o comandante agradeceu o facto de “ser visionário e ambicioso” e por ter preparado o futuro da corporação desde a formação, ao parque automóvel, instalações e equipamentos de protecção individual.

De agradecimentos foi também feito o discurso de Abel Moreira. O presidente da direcção da associação humanitária agradeceu ao ex-comandante Licínio Rocha; aos padrinhos das duas ambulâncias benzidas – Carlos Alfredo, Elias Barros e Joaquim Neves -; aos empresários que apoiam o Bazar do Móvel; à Câmara Municipal de Paredes, à Junta de Freguesia de Rebordosa e à CELER pelos apoios. Mas sobretudo a José Moreira, pelo legado deixado. “Herdei uma casa organizada e bem financeiramente”, garantiu.

José Moreira foi homenageado não só pela corporação mas também pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Honrado e emocionado, o ex-presidente da direcção e actual presidente do Conselho Fiscal garantiu que “não foi fácil, mas foi muito gratificante ter estado ao serviço desta corporação de bombeiros”. “Os bombeiros foram sempre a minha motivação principal. Apostei em primeiro lugar nas pessoas e na formação”, salientou.

O dia foi também mote para entrega de apoios aos Bombeiros de Rebordosa. “Fomos fustigados por grandes incêndios e tivemos falta de meios aqui em Rebordosa. Esta corporação devia ter melhores condições e viaturas”, começou por dizer o presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa. Elias Barros pediu à Câmara Municipal e às outras instituições presentes que vão junto do Governo pedir mais apoios. O autarca aproveitou ainda o momento para, à semelhança dos últimos anos, entregar à corporação o cheque com o apoio da Junta de Freguesia.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Já o vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes lembrou que houve 1200 hectares de área ardida no concelho este Verão e que “todas as corporações deram o seu máximo”. “A Câmara está sempre disponível para ajudar os bombeiros a fazer face às necessidades”, garantiu Manuel Fernando Rocha.

“Não trouxe cheque nenhum, mas trouxe um compromisso com data e hora”, referiu o vereador. O autarca adiantou que, na próxima quinta-feira, dia 29, será realizada uma sessão onde as cinco corporações de bombeiros do concelho e as duas delegações da Cruz Vermelha Portuguesa vão receber os 50% restantes dos subsídios atribuídos para o ano de 2016. A primeira parte do montante foi entregue em Maio.

Também o Moto Clube de Rebordosa vai entregar, durante esta semana, um cheque de 7.500 euros aos bombeiros.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar