Os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira comemoraram, hoje, o seu 85.º aniversário com o tradicional desfile e cerimónia protocolar.

O presidente da direcção desta associação humanitária aproveitou a ocasião para falar do trabalho feito, mas para dizer também que é preciso “não baixar os braços”. Por isso, a corporação pretende avançar com uma candidatura ao Portugal 2020 para adquirir uma viatura de combate a incêndio. Zeferino Barbosa deixou ainda o apelo à Câmara Municipal de Paços de Ferreira para que ajude os bombeiros a comprar uma viatura de desencarceramento e uma plataforma mecânica de combate a incêndios.

Humberto Brito Lembrou as dificuldades financeiras que afectam a autarquia, mas prometeu que vão procurar uma solução para apoiar a corporação neste objectivo.

 

Presidente lembrou investimentos feitos

A sessão solene de aniversário começou com homenagens. Os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira reconheceram com diplomas o apoio dado por três empresas do concelho à corporação.

O comandante dos Bombeiros Voluntários, António Costa, recebeu uma Medalha da Liga dos Bombeiros Portuguesas por assiduidade, grau cobre (5 anos). E a corporação atribuiu ainda duas medalhas por serviços distintos de grau prata e ouro, esta última ao ex-presidente da associação humanitária, Luís Borges.

Entre as prendas recebidas esteve um simulador de parto, entregue por uma empresa do concelho.

No seu discurso, Zeferino Barbosa lembrou os 85 anos de luta e sacrifício desta associação humanitária e frisou que para que continue com dinamismo “é preciso não baixar os braços”. Para valorizar a corporação, o presidente da direcção recordou que terminaram as obras do quartel, alargaram o parque e fizeram ainda uma remodelação no antigo quartel. “Também foram feitos investimentos na parte operacional”, salientou, falando do novo fardamento e calçado e das duas novas viaturas de transporte de doentes adquiridas.

Mas a corporação não quer parar por aqui. Pretende candidatar-se ao apoio dos fundos comunitários para comprar uma viatura de combate a incêndio. À Câmara Municipal deixou ainda um apelo: que ajude a corporação a adquirir uma viatura de desencarceramento e uma plataforma mecânica de combate a incêndios.

 

Quartel de portas abertas este domingo

“Não sou alheio aos seus pedidos. Mas o município não vive os seus melhores dias em termos financeiros”, lembrou o presidente da Câmara de Paços de Ferreira. “Estou convencido que o município vai encontrar solução para satisfazer os seus desejos legítimos”, acrescentou Humberto Brito.

O autarca disse-se ainda satisfeito por ver tantos jovens na corporação e salientou o trabalho feito pelo município para ajudar, ao ter aprovado um regulamento que concede vários benefícios sociais aos soldados da paz do concelho.

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira destacou a importância de manter a associação “viva e actuante”, honrando o passado. “Ser bombeiro hoje não é fácil porque as exigências de formação e de actualização de conhecimentos são grandes. É obrigatório não perder a noção de responsabilidade e honrar a farda”, disse António Costa.

A festa continua este domingo. O quartel estará de portas abertas das 10h00 às 18h00, para quem o quiser conhecer. E vai haver uma viatura a fazer pequenos passeios pela cidade.