A atleta Olímpica Aurora Cunha passou duas vezes por Lousada nos últimos dias. No domingo, dia 7, esteve presente na Corrida de Carnaval, mas na quarta-feira anterior já tinha participado numa conversa que antecedeu o habitual treino do Free Running, actividade na qual foi convidada especial.

Segundo a autarquia, o Free Running junta, semanalmente, várias pessoas que têm em comum o gosto pelo atletismo. Frequentemente são convidadas pessoas que se distinguem nesta modalidade e que se juntam aos atletas de Lousada no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, lembra nota de imprensa.

Desta vez, foi Aurora Cunha quem esteve à conversa com os atletas locais, tendo a oportunidade de falar sobre o seu início de carreira e dos muitos obstáculos que teve de ultrapassar, sobretudo numa época em que não era comum ver mulheres a correr.

Foi com recordações e curiosidades sobre a carreira que a ex-atleta do Futebol Clube do Porto falou sobre a participação em inúmeros campeonatos da Europa e do mundo. Começou a correr aos 15 anos na Juventude de Ronfe. “Tudo começou com a realização de uma corrida na minha terra, em que ganhei”, contou Aurora Cunha.

Já em Lisboa bateu o record dos 1500 metros e foi capa dos jornais desportivos. Estava a começar uma carreira de sucesso. “Foi através do deporto que fiz a minha vida; foi duro, e difícil, mas valeu a pena, pois os meus sonhos foram concretizados pelo desporto”, afirmou a finalista Olímpica de 1984.

No final da conversa informal o grupo iniciou o treino conjunto semanal, a partir das 19h15.