Fotografia: Lousada Ténis Atlântico

A vimaranense Francisca Jorge foi a grande vencedora da final feminina singulares do Lousada Indoor Open, derrotando na final a francesa Aubane Droguet, em três disputados sets, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 7-6 (4).

Com esta vitória, Francisca Jorge conquistou o primeiro título profissional na carreira da tenista vimaranense, que treina no Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa.

A atleta de Guimarães chegou a esta prova como primeira cabeça-de-série e a ocupar o 684.ª WTA (com a vitória e os 12 pontos deve ir para o top 500) e comprovou esse estatuto no court.

No duelo com a francesa Aubane Droguet, jovem de apenas 15 anos, foi notório o equilíbrio no início do primeiro set, com ambas as tenistas a tentarem perceber o plano de jogo preparado. Droguet colocou-se em vantagem, por 3-1, mas Francisca Jorge recuperou e passou para a frente no marcador por 4-3, fechando depois o parcial por 6-3.

Fotografia: Lousada Ténis Atlântico

Na segunda partida, a francesa entrou novamente melhor, voltou a demonstrar todo o seu potencial e acabou por Vencer por 6-3 e levou a decisão para um terceiro e decisivo set.

A atleta de Guimarães chegou rapidamente a uma vantagem de 5-1 que parecia decisiva mas, depois de não ter conseguido fechar no primeiro ponto de encontro, permitiu o regresso de da francesa que voltou a discutir o resultado, empatando a cinco jogos e passando para a frente por 6-5 com o seu serviço para fechar.

A tenista portuguesa voltou a ser obrigada a aplicar-se, empatou a seis jogos levando a decisão para o tie break. Novamente muitas variações com Droguet a fazer o 2-0, Francisca a recuperar e a liderar por 4-2, e, apesar da reação de Droguet, que chegou ao 4-5.

Francisca Jorge não vacilou e fechou o encontro, vencendo a final singular feminina.

Citada em comunicado a atleta de Guimarães agradeceu o apoio do público e mostrou-se orgulhosa pelo título alcançado. “Estou muito contente por ter conseguido este título para o qual tenho trabalhado tanto. Quero agradecer aos meus familiares e amigos que estão sempre comigo e à minha treinadora Neuza Silva”, disse.

Já no quadro pares femininos, Francisca Jorge que fez dupla com a estoniana Maileen Nuudi, não conseguiu contrariar o melhor jogo da dupla Katharina Hering, alemã, e Olga Parres Azcoitia, espanhola, que acabaram por vencer o encontro e conquistar o troféu pelos  parciais de 6-2 e 6-2.

Já este domingo teve inicio o segundo torneio internacional de ténis deste Lousada Indoor Open, prova que irá decorrer até ao dia 4 de Novembro.