Arte, literatura, música, um documentário e um seminário são as iniciativas que vão ocupar o calendário municipal de Penafiel nos próximos dias, a propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O destaque do programa vai para o dia da revolução dos cravos, com uma sessão solene comemorativa da data, a acontecer no Museu Municipal, pelas 17h00h. Meria hora antes, no mesmo local, vai ser inaugurada a exposição “Celebrar Abril, Sempre!”.

Mas a programação inicia-se já amanhã, próxima quarta-feira, e até ao dia 30, com a mostra “Gritos de Liberdade pelas Crianças de Penafiel: Revolução de Abril de 1974”, que vai estar patente na Divisão dos Assuntos Sociais, Inclusão e Saúde.

A Biblioteca Municipal recebe, no dia 12 de abril, pelas 21h00, a apresentação do livro “Amália – Ditadura e Revolução: a História Secreta”, de Miguel Carvalho, e, no dia 17, às 14h30, é apresentado o livro “Há Cravos Felizes”, de Cidália Fernandes.

A 20, data em que se comemora também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Castro do Monte Mozinho acolhe, às 15h00, a “Oficina de Grafitos”, destinada a maiores de três anos, e às 16h00, é cortada a fota da mostra “A Cidade Morta (Com) Vida”, seguida por uma visita orientada.

A música chega no dia 21, com o concerto “Sons de Abril”, às 16h00, no Museu Municipal.

Já a 23 de abril, Dia Mundial do Livro, está marcada a inauguração da exposição “Cultura em Liberdade: 50 Anos de Abril”, na Biblioteca Municipal, pelas 14h30.

No dia seguinte, às 21h30, vai realizar-se o concerto simbólico “Memórias de Abril – 50 Anos”, no Museu Municipal que também recebe, no dia 26 de abril, às 21h30, o concerto “Povo que Cantas Abril”.

Por sua vez, a inauguração da exposição “Da Censura da Palavra à Palavra em Liberdade” acontece no dia 27, às 11h00, na Biblioteca Municipal. à tarde, a partir das 18h00, na tela do Cinemax passa o documentário “As Armas e o Povo”.

O programa fecha no dia 30 de abril, às 9h30, com o Seminário da CPCJ de Penafiel “50 Anos de Democracia e os Direitos das Crianças”, no Museu Municipal.

Para a vereadora da Cultura da Câmara de Penafiel, Daniela Oliveira, “celebrar Abril é recordar a audácia, bravura e coragem dos nossos militares de Abril e de todo o povo português. É celebrar a conquista da liberdade e da democracia. É, sobretudo, passar os valores de Abril às novas gerações e não as deixar esquecer que a sociedade livre e desenvolvida em que vivem hoje é talvez a maior herança que a Revolução dos Cravos nos deixou.”

Todas as iniciativas são de entrada gratuita, mas com lotação limitada.