Fotos: DR

Os arquitectos paredenses Henrique Marques e Rui Dinis, fundadores do atelier Spaceworkers, foram distinguidos com o prémio “Europe 40 under 40 Architecture & Design Award 2021 – 2022” promovido pelo European Center for Architecture Art Design & Urban Studies and the Chicago Athenaeum : Museum of Architecture & Design.

“É um prémio anual atribuído aos melhores jovens arquitectos e designers da Europa com menos de 40 anos”, confirmaram nas redes sociais.

Segundo os responsáveis pelo galardão, o prémio distingue “as figuras mais promissoras” e “emergentes” na arquitectura e design e os seus “projectos fora da caixa”. “Durante esses tempos desafiadores, é crucial manter vivas as visões perspicazes. Apresentar as personalidades mais esperançosas da Europa nas áreas da arquitectura e do design é o que nos dá esperança de um amanhã melhor”, informa a página do “Europe 40 under 40”.

Foto: DR

A lista de premiados inclui nomes de países como Albânia, Áustria, Espanha, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Rússia e Turquia. Em Portugal, além dos Spaceworkers, foi premiado apenas mais um atelier, o Martins Afonso Atelier de Design.

Todos os projectos vencedores serão apresentados na exposição intitulada “40 Young European Architects with New Visions” que terá lugar em Dezembro de 2022 no The European Centre, em Atenas, na Grécia. 

O atelier Spaceworkers, fundado em 2007, dedica-se à arquitectura e design e está localizado em Paredes. Nasceu pela mão de Henrique Marques e Rui Dinis e de Carla Duarte, eles arquitectos e ela directora financeira.

Recorde-se que estes arquitectos já têm conquistado vários prémios internacionais. Tem estado envolvidos em vários projectos e edifícios emblemáticos em termos regionais, exemplo do Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

Foto: DR