O livro “Lousada: 50 Anos de Hóquei”, da autoria de Luís Ângelo Fernandes e Carla Magalhães, foi editado pela Câmara Municipal de Lousada e apresentado no passado dia 8.

Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal, destacou que “a obra surge como modo de homenagem aos que trabalharam desde a fundação da modalidade no concelho há 52 anos, e a todos os que deram sequência ao trabalho”. “Não nos podemos esquecer que o Hóquei é uma das grandes referências desportivas do concelho”, frisou Pedro Machado.

O autarca não deixou de apontar que “o Estádio Municipal de Hóquei tem, desde há poucas semanas, um novo piso sintético de topo, tal como aconteceu há 15 anos aquando da construção do mesmo, que comprova as condições de excelência existentes, que são facilmente demonstradas pelo número de selecções e equipas estrangeiras que procuram Lousada para efectuar os seus treinos e campeonatos”.

Na cerimónia, marcou presença o presidente da Federação Portuguesa de Hóquei, Armindo Vasconcelos, que afirmou, segundo nota de imprensa da autarquia, que este livro “é o reconhecimento é mais uma das acções que a Câmara Municipal tem desenvolvido no seu apoio exemplar ao desporto em geral e, neste caso ao hóquei em campo em particular”.

Já o autor, Luís Ângelo Fernandes destacou que o percurso da modalidade no concelho se divide em três partes, sendo “a primeira, desde a criação da secção da AD Lousada, em 1967, e prolongada por cerca de uma década, enquanto a segunda pode ser balizada entre 1976/1977, e a terceira fase que tem início em 2003, ano da inauguração do Estádio Municipal de Hóquei no Complexo Desportivo de Lousada”.

Este livro fala do percurso realizado desde os primeiros tempos às mais recentes conquistas, a Associação Desportiva de Lousada e a Juventude de Hóquei, raízes familiares e hóquei feminino, num repositório histórico acompanhado de testemunhos, imagens e recortes de imprensa.