No dia 24 de Novembro, será realizada a visita guiada e interpretada “Mártires e Martírios” em Lousada.

Segundo a Câmara Municipal, que promove a iniciativa, o tema está relacionado com o avanço e proeminência do cristianismo, iniciando-se as primeiras perseguições aos seus seguidores.

“Pela própria óptica do império romano, o cristianismo foi posto como fora da legalidade, perseguido e considerado como o mais perigoso inimigo do poder de Roma, questionando o culto ao imperador. Nesta conjuntura, foram martirizados todos aqueles que significassem ameaça ao culto da antiga Roma. Os martirizados eram considerados heróis da causa cristã, a sua veneração tornou-se significativa no mundo cristão e o seu culto”, explica nota de imprensa.

A visita vai contemplar a análise hagiográfica a alguns casos de santos mártires, cujo culto está implantado em Lousada, estando delineada a oportunidade de conhecer mais sobre aspectos da intolerância religiosa.

A actividade é gratuita mas exige inscrição. A lotação máxima é de 25 pessoas que terão direito a transporte. O ponto de encontro é na Praça das Pocinhas pelas 9h30.