A organização global de conservação da natureza, a World Wildlife Found (WWF), lança, mais uma vez, o repto e Paços de Ferreira associa-se ao movimento a “Hora do Planeta”. Assim, entre as 20h30 e as 21h30 do próximo dia 26 de Março, sábado, tal como em vários pontos do globo, as luzes do município apagam-se como forma de chamar a atenção para a ameaça das alterações climáticas.

A concentração em Paços de Ferreira está marcada para as 20h00, junto à Câmara Municipal. Meia hora depois, começa uma caminhada pelo centro da cidade, bosque ribeirinho, parque urbano e ciclovia. Às 21h30 está prevista a chegada aos Paços do Concelho.

Durante o percurso, a iluminação dos edifícios públicos será “simbolicamente desligada”, explica a autarquia. A todos os participantes será oferecida uma mochila, água e fruta.

De salientar que, esta iniciativa começou em 2007 e, este ano, tem como tema “restauro da natureza” e como conceito “liga-te ao planeta” e pretende que os cidadãos de todo o mundo se unam em torno das alterações climáticas que são um dos maiores desafios ambientais, sociais, económicos e até de saúde que o planeta enfrenta.

“A hora do planeta” é então uma iniciativa de 60 minutos e espera-se que se estenda a todas as pessoas do mundo, através de um gesto tão simples como apagar as luzes. Os participantes podem partilhar os seus testemunhos com a Associação Nacional de Municípios, em associação com a World Wide Fund for Nature (WWF), através das redes sociais ou enviar para o mail anp@nullnatureza-portugal.org.