Fotografia: Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca

Um grupo de alunas e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca estiveram em Ancara, capital da Turquia, no âmbito do programa Erasmus+, no âmbito de um projecto que envolve mais cinco escolas da Turquia, Espanha, Itália, Roménia e Bulgária.

Segundo Paulo Costa, do Agrupamento, a instituição é parceira de um projecto inserido no neste Erasmus+, programa da União Europeia que abrange as áreas da educação, formação, juventude e desporto, que se dirige a pessoas e organizações.

Ao Verdadeiro Olhar, Paulo Costa avançou que esta foi a primeira vez que o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca fez parte de um projecto de parceria estratégica internacional que tem como objectivos permitir que as organizações desenvolvam e reforcem redes, a sua capacidade de operar a nível transnacional, a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos.

Com a designação “My Grandma’s Toys” – “Os Brinquedos da Minha Avó”, o projecto é coordenado por uma escola de Ancara, na Turquia, contando com a participação de mais cinco escolas: Turquia, Espanha, Itália, Roménia e Bulgária.

Falando dos dos destinatários envolvidos, Paulo Costa realçou que a participação está aberta aos alunos do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) das duas escolas do agrupamento, sendo que os critérios para participar no projecto estão definidos e aprovados pelo Conselho Pedagógico. O nível de uso da língua inglesa ou a ausência de ocorrências disciplinares são alguns dos critérios determinantes para participar neste projecto.

Ainda de acordo com Paulo Costa o projecto envolve mobilidade (viagens) de alunos e professores e ao  longo dos dois anos lectivos ocorrerão quatro deslocações, sendo que a primeira deslocação já ocorreu à Turquia, a segunda realiza-se, em Maio de 2020, a Espanha, a terceira, em Novembro de 2020, a Itália e a quarta deslocação terá lugar em Fevereiro de 2021, à Roménia.

Fotografia: Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca

Todos os participantes estarão em Portugal em Maio de 2021.

A permanência no país de acolhimento tem a duração de cinco  dias, sendo mais dois dias reservados para as viagens de ida e volta.

Todos os custos da deslocação e estadia serão suportados pelos fundos atribuídos ao projecto, exceptuando-se os gastos próprios com recordações ou outros.

Os alunos permanecem em casa de famílias previamente escolhidas pelos professores do país de acolhimento. O mesmo acontecerá quando os seus colegas estrangeiros se deslocarem a Portugal.

Falando da experiência que os alunos viveram em Ancara, Paulo Costa destacou que tanto os alunos como professores tiveram a oportunidade de contactar com colegas dos diferentes países envolvidos num espírito de sã convivência, respeito por culturas e costumes diferentes e intercâmbio de ideias e vivências.

“A avaliação da experiência por parte das alunas foi extremamente positiva. Tiveram a oportunidade de ensinar um jogo tradicional português (o jogo da malha) e aprender jogos tradicionais dos restantes países. Alguns dos jogos são praticados em Portugal, com algumas variantes. Esta constatação permitiu avaliar que as diferenças culturais entre os diferentes povos podem esbater-se em vários contextos – um dos objectivos deste projecto específico. Tiveram a oportunidade de assistir e participar em algumas aulas, entre as quais uma de Oficina de Artes na qual construíram o seu carro de rolamentos (que veio a ganhar o Torneio que se realizou posteriormente). Os amigos e amigas continuam a trocar correspondência”, disse, salientando que a próxima paragem é já em Ibi, Alicante, Espanha.