Já são conhecidos os vencedores do II Concurso Literário Ler Lousada. A entrega de prémios decorreu na passada quinta-feira.

Segundo a Câmara Municipal de Lousada, promotora da iniciativa em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lousada, os prémios relativos ao 4.º ano foram ganhos pela EB de Sousela, com o trabalho a “Revolta das Letras”; pela EB de Casais, com “Uma aventura na Quinta da Tapada”; e pela “A lenda dos sete cruzeiros”, da autoria dos alunos do 4.º B da EB de Lustosa. Os prémios – 750 euros, 500 euros e 250 euros (para o 1.º, 2.º e 3.º lugar) foram para as Bibliotecas Escolares.

Já dos trabalhos apresentados pelos alunos do 6.º ano ficou em primeiro lugar “O caderno de JB2”, de Ana Rita Pedrosa, da EBS de Lousada Oeste (Nevogilde); seguido de “A vida de DJ”, de Rafael Dias, da EB 2,3 de Lousada Centro; e em terceiro lugar ficou “O caderno de MJ e a viagem a Madrid”, de Beatriz Abreu, também da EB 2,3 de Lousada Centro. Neste escalão o prémio foi dividido entre a Biblioteca Escolar e os vencedores. “Relativamente ao primeiro classificado 250 euros foram para o aluno e 500 euros para a Biblioteca Escolar, o aluno que ficou em 2.º lugar levou um cheque em livros de 150 euros e a Biblioteca da Escola 350 euros e o 3.º classificado ganhou um cheque no valor de 100 euros e a Escola 150 euros em livros”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Este concurso partiu das obras oferecidas aos alunos do concelho: “Contos do Rio que Corre”, de Álvaro Magalhães, para os alunos do 4.º ano, e “O caderno de JB encontrado em Lousada”, escrito por António Mota, oferecido aos alunos do 6.º ano.

“Este é um projecto único a nível nacional demonstrando a importância e empenho que a autarquia tem na promoção da leitura. Dentro de algum tempo vão ser apresentados outros dois livros da autoria de José Fanha e de António Torrado”, referiu o presidente da Câmara de Lousada durante a cerimónia de entrega de prémios. Pedro Machado anunciou ainda que está programada a entrega de 160 computadores e vários quadro interactivos às escolas.