Mais uma vez a população de Alfena “soube responder de forma positiva, mostrando, mais uma vez, que sabe ser solidária”. A conclusão é da Junta de Freguesia perante a adesão à iniciativa Feijoada Solidária, que se realizou este domingo.

A Plataforma Solidária de Alfena, frisa a autarquia em comunicado, voltou, este domingo, a encher-se de movimento para preparar e servir a III Feijoada Solidária. O Gabinete de Acção Social da Junta de Freguesia promoveu a iniciativa e um grupo de voluntários colaborou, incluindo o cozinheiro, para servir cerca de 250 doses do prato tradicional. “O objectivo, sensibilizar a população para a solidariedade, desenvolvendo o sentido de comunidade, foi amplamente conseguido. A população respondeu de forma positiva, mostrando, mais uma vez, que sabe ser solidária”, destaca a Junta de Freguesia de Alfena.

Para a confecção da iguaria tipicamente portuguesa, cujo processo de preparação começou no sábado, foram utilizados 45 kg de feijão, 45 kg de arroz, 60 kg de carne fresca, 25 kg de dobrada, 35 kg de carne fumada, 10 kg de cenoura, 8 kg de cebola, 5kg de tomate e 6 lts de polpa de tomate.

O valor angariado com a iniciativa reverte a favor do Banco Local de Apoio Alimentar, permitindo a compra de produtos alimentares, que vão chegar a casa de muitas famílias alfenenses carenciadas. Em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares, que também arregaçou as mangas e trabalhou, agradeceu a adesão dos alfenenses que, “sempre, ao longo da história da freguesia, mostraram saber bem o que é ser solidário”.