Alberto Barroso, da Sportbici/Mundo Furgonetas, e Ana Santos, da X-Sauce Factory Team, venceram a terceira Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que decorreu este fim-de-semana, em Lousada. 

Segundo comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), na prova masculina da categoria elite, Alberto Barroso “bateu a concorrência, vencendo a corrida e segurando a liderança do ranking de sub-23”.

No feminino, Ana Santos foi então a “mais forte” e venceu a prova, sendo também assim a melhor atleta sub-23.

Na corrida masculina de juniores os dois primeiros classificados a terminaram a prova separados por apenas 15 segundos.

Artur Mendonça, da BTT Loulé/Elevis, foi o primeiro a cortar a meta, seguido de Guilherme Barros, da 24 horas Altimetria/Ontrack, na segunda posição. David Pereira, da Sportbici/Mundo Furgonetas, foi terceiro.

Na prova feminina de juniores, Mariana Líbano, da Guilhabreu BTT, destacou-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 1m e 50 segundos sobre a segunda classificada, Íris Chagas, a representar a Automóveis Ribeiro/GDVP. Já Beatriz Sousa, da 24horas Altimetria/Ontrack, terminou em terceiro lugar,.

Na categoria de cadetes, os vencedores foram Beatriz Guerra, da BTT Loulé/Elevis, e Alejandro Garcia, da CC Carballiño. Em paraciclismo, o melhor foi Ivo Pereira, que veste a camisola da Róódinhas/Master Vantagem. 

Pelos veteranos, a vitória em master 30 foi para Ângela Gonçalves, da Korpo Activo/Penacova, e para Augusto Midão~, Rompe Trilhos/Ajpcar.

Em masters 40, destacaram-se Virgínia Moreira, da SAERTEX Portugal/Edaetech, e Rogério Matos, pela Rompe Trilhos/Ajpcar.

No escalão masters 50, o pódio coube a António Passos, pela Rompe Trilhos/Ajpcar. Luís Tomé, da Korpo Activo/Penacova, conquistou a masters 60. 

A classificação por equipas foi ganha pela equipa AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde.