Acolhimento e Integração de Migrantes Refugiados debatido em Paços de Ferreira

Em seminário organizado pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa e pela Câmara Municipal

0

O salão nobre da Câmara Municipal de Paços de Ferreira recebe, no dia 24, pelas 14h30, o Seminário “Acolhimento e Integração de Migrantes Refugiados”.

A iniciativa, organizada pelo Europe Direct do Tâmega e Sousa, em parceria com o município, vai contar com um painel de oradores que vão abordar várias questões sobre esta temática. “O evento será, sobretudo, dirigido a técnicos e especialistas da área social e a instituições, nomeadamente IPSS’s, Misericórdias e Associações do Tâmega e Sousa, nomeadamente aquelas que têm ou pensam vir a ter um papel activo no acolhimento e integração de migrantes refugiados”, explica o Europe Direct do Tâmega e Sousa.

O objectivo é reflectir sobre a problemática e as soluções/ajudas necessárias, nomeadamente os apoios disponíveis e as etapas a percorrer.

Programa

14h15 – Abertura do Seminário, Paulo Barbosa, Vice-Presidente da Câmara de Paços de Ferreira

14h30 – Micaela Jorge, Embaixadora do Ano Municipal da Igualdade 2017

14h45 – Apresentação e Moderação do Seminário, com Jorge Diogo de Oliveira, Centro de Informação Europe Direct do Tâmega e Sousa

15h00 – Refugiados e Misericórdia, com Júlio Mesquita, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel (Entidade de Acolhimento)

15h15 – Os desafios na integração de Migrantes Refugiadas, com Filipa Rego, Psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel

15h45 – Da (des)Igualdade e da (in)Diferença: nós e os outros ou os outros como parte de nós?, com Maria José Casa-Nova, Universidade do Minho

16h15 – Acolhimento de Refugiados – Da hostilidade à hospitalidade, com André Costa Jorge, Director-Geral do JRS – Portugal – Secretariado Técnico da PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados.

16h45 – Sessão de Perguntas e Respostas

17h15 – Encerramento, com Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações