A era do antibiótico

0

Quercus featuredQuando estamos doentes procuramos a solução mais comum e acessível para o nosso problema, aceitando consumir substâncias que, na maioria das vezes, desconhecemos. À procura de uma cura rápida e eficaz está associado um uso desmedido e irracional de antibióticos.

A resistência aos antibióticos é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma “ameaça global” à saúde pública. A resistência microbiana aos antibióticos surge de uma adaptação natural das bactérias e representa um problema grave no tratamento de muitas doenças. Além disso, existe uma porção destas substâncias que não é totalmente degradada pelo Homem e é posteriormente expelida, ainda intacta, para o meio ambiente (como resíduo).

As crianças, ainda com um sistema imunitário em evolução, devem ser protegidas dos malefícios dos medicamentos químicos. Dessa forma, devemos abrir horizontes e procurar soluções alternativas, como as terapias e medicamentos naturais.

A natureza dá-nos tudo o que precisamos  para combater diversas doenças e desconfortos sem causar danos e de forma, igualmente, rápida e eficaz. As plantas medicinais, os óleos essenciais e os homeopáticos são algumas das várias terapias que podemos usar com segurança nos mais jovens. Caso queira saber mais sobre o assunto, pode inscrever-se no workshop que irá decorrer na Quinta da Gruta – Maia, este sábado dia 7 de Novembro. Mais informação disponível em: http://www.quercus.pt/actividades-porto/748-2015/novembro/4392-workshop-remedios-naturais-para-criancas