Paredes regista, atualmente, 194 cuidadores informais, dos quais 114 são credenciados com o Estatuto do Cuidador Informal, sendo a maioria do sexo feminino. Entre janeiro e abril de 2026, há a registar a participação de 185 cuidadores informais nas sessões de capacitação promovidas pela equipa de intervenção.
Estes números foram avançados pela autarquia, após a reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), onde foram apresentados relatórios de execução de projetos e medidas de intervenção social desenvolvidos no concelho.
No âmbito dos cuidadores, há a destacar que, entre janeiro e abril de 2026, registou-se a participação de 185 cuidadores informais nas sessões de capacitação promovidas pela equipa de intervenção, sendo que estas pessoas beneficiam de apoio municipal contínuo, através do Programa CUI(DAR), que disponibiliza equipas multidisciplinares para acompanhamento ao domicílio, apoio psicológico e alívio da sobrecarga.
Nesta iniciativa, a equipa do Estatuto do Cuidador Informal, composta pela enfermeira Rosa Pinto e pela assistente social do Instituto da Segurança Social, Clara Pereira, apresentaram o ponto de situação relativo ao concelho de Paredes, num encontro onde estiveram presentes o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Leal, assim como o autarca da Junta de Paredes, Joel Ribeiro.
Recorde-se que o Programa CUI(DAR) da Câmara Municipal de Paredes é a principal iniciativa de apoio aos cuidadores informais no concelho. O programa foi lançado em março de 2024, tendo sido distinguido com o Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), por boas práticas no apoio a quem presta cuidados.











































