Nelson Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Lousada, tomou posse como presidente da Valsousa, a Associação de Municípios do Vale do Sousa, e anunciou como prioridade a “promoção do desenvolvimento integrado e sustentável” da região, sendo que as oportunidades que se abrem com o novo quadro de gestão de fundos europeus podem garantir esse mesmo crescimento.
Tendo na vice-presidência deste organismo Pedro Cepeda, autarca de Penafiel, na primeira reunião do órgão, que decorreu na sede em Lousada, Nelson Oliveira traçou os investimentos prioritários para a região e que passam pelo ambiente e sustentabilidade, o que será feito através da empresa intermunicipal Ambisousa, assim como a a modernização administrativa e a transição digital dos municípios da região.
Para além disso, o autarca considera essencial a valorização do património, a cultura e o turismo, o que será executado, por exemplo, através de uma “intervenção e projeção da Rota do Românico”, não só a nível interno, mas também externo, envolvendo uma parceria com todos os municípios, assim como os atores sociais, económicos e culturais do território.
A mobilidade inter-regional, através da desejada concretização, entre outros, do itinerário complementar
IC35 e da linha ferroviária do Vale do Sousa faz também parte do caderno de encargos da Valsousa que inclui ainda no conselho diretivo os autarcas de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, de Paredes, Alexandre Almeida, de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso e de Felgueiras, Nuno Fonseca.
Refira-se que a Valsousa, uma associação com 36 anos de atividade e que abrange mais de 320 mil habitantes, tem como objetivo promover o desenvolvimento económico, social e ambiental dos concelhos que a integram, proteger o património histórico e cultural, para além de defender os interesses dos municípios associados através da conceção e execução de projetos. Fazem parte deste organismo Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Felgueiras e Castelo de Paiva.
Alexandre Almeida preside a Ambisousa
Nesta mesma reunião, o conselho diretivo da Valsousa designou do novo conselho de administração da Ambisousa, a Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, que será presidida por Alexandre Almeida, coadjuvado pelos vogais Paulo Ferreira e Pedro Cepeda.











































