A USF de Freamunde, em Paços de Ferreira, obteve o nível de acreditação “Ótimo”, tornando-se na primeira Unidade de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa a obter esta certificação.
Este reconhecimento versa comprova que aquela estrutura tem um nível elevado de qualidade nos serviços que presta, sendo que este selo de excelência é atribuído após auditorias rigorosas e valida a qualidade dos processos e serviços desta organização.
O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, da Direção-Geral da Saúde, confere esta acreditação, segundo o modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) – o mais elevado nível de certificação atribuído por uma das entidades mais prestigiadas na avaliação da qualidade dos cuidados de saúde.
Com esta distinção, a USF de Freamunde passa a integrar “agora “um grupo muito restrito de unidades acreditadas com classificação “Ótimo” em Portugal” e o reconhecimento traduz “o trabalho desenvolvido pela equipa da USF e a aposta contínua da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) na melhoria da qualidade e segurança dos cuidados prestados aos utentes”, lê-se em nota de imprensa.
A cerimónia de descerramento da placa evocativa contou com a presença de José Luís Gaspar, presidente do Conselho de Administração da ULSTS, Paulo Ferreira, autarca de Paços de Ferreira, a vereadora Amância Santos, Sónia Moreira, diretora Clínica dos Cuidados de Saúde Primários da ULSTS, assim como a coordenadora da USF de Freamunde, Ana Rua.
Refira-se que, a USF de Freamunde foi inaugurada em 2008 e, atualmente, conta com nove médicos e oito enfermeiros, prestando cuidados a mais de 15 000 utentes.
A certificação ACSA nos Cuidados de Saúde Primários
A certificação ACSA, implementada em Portugal em parceria com a Direção-Geral da Saúde, visa garantir a qualidade e a segurança dos cuidados prestados nos Cuidados de Saúde Primários. Baseia-se num modelo de melhoria contínua, apoiado na autoavaliação e no ciclo PDCA (Planear, Executar, Avaliar e Ajustar). Para além de reconhecer a conformidade com padrões exigentes, esta certificação incentiva programas internos de qualidade que promovem a excelência clínica e a segurança dos utentes.











































