Fotografia: Agrupamento de Escolas de Vilela

87 alunos e professores  do Agrupamento de Escolas de Vilela participaram, esta quarta-feira, no prova de orientação e no mini-trail, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes.

Segundo o professor Emídio Baptista, estiveram presentes 52 atletas distribuídos por 15 equipas na prova de orientação e 35 atletas na prova de trail curto. Para o percurso pedestre foi convidada uma turma com a participação de 20 alunos.

Ao Verdadeiro Olhar, o docente explicou que a ideia de avançar com estas duas actividades surgiu no âmbito do Projecto Erasmus + «Regardons les Rivières…», projecto europeu desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Vilela por um grupo de alunos de 11.º ano que realizou trabalho de campo na zona envolvente à Ribeira do Pego, Rio Ferreira e Ribeira das Ínsuas, com o objectivo de avaliar as potencialidades destes ambientes ribeirinhos para a prática de actividades e desportos de natureza.

“Assim foi nascendo a ideia de criar uma pequena rota  –  Rota das Ribeiras – um percurso pedestre com cerca de 10 quilómetros que une os três cursos de água, uma prova de orientação pedestre – Orientação Ribeira do Pego com 11 postos de controlo  e um trail curto – Mini-Trail da Ribeira do Pego – com cerca de quatro quilómetros”, disse.

Fotografia: Agrupamento de Escolas de Vilela

Emídio Baptista realçou, também, que o objectivo destas provas passou por testar os percursos sinalizados e, ao mesmo tempo, fazer pedagogia sobre o conhecimento destas modalidades, bem como devolver à comunidade estudantil uma zona de grande valor ambiental e paisagístico.

O docente adiantou ainda que é propósito do Agrupamento de Escolas de Vilela replicar estas actividades nos próximos anos, envolvendo a comunidade local.

“Para o ano as provas serão alargadas a outros grupos de alunos, bem como à comunidade em geral, com um objectivo de fundo, o de garantir maior sensibilidade para a defesa e protecção dos ambientes ribeirinhos e suas zonas envolventes”, frisou.

Publicidade