Contentores têm vindo a ser distribuídos

 

Há mais 8.200 casas das freguesias de Alfena, Ermesinde e Valongo que vão passar a ter recolha multimaterial porta-a-porta no concelho de Valongo.

No total, adianta a Lipor, “com este alargamento, o município de Valongo passará a ter cerca de 10.800 alojamentos com recolha selectiva porta-a-porta, abrangendo aproximadamente 25.700 pessoas, o que representa cerca de 26% da população“.

Este alargamento arranca hoje na zona de Baguim em Alfena, com a distribuição gratuita de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro, alimentares e lixo) a cada um dos fogos abrangidos e uma acção de sensibilização para apelar a uma correcta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais; e a implementação do sistema propriamente dito, adianta a Lipor.

De realçar que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Bombeiros de Valongo e Ermesinde.

“O novo sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou no município de Valongo em Outubro de 2016 com a recolha dedicada das fracções de papel/cartão, plásticos/metal, vidro e lixo e posteriormente em Fevereiro de 2018, foi acrescentada a recolha dos restos alimentares entregando-se gratuitamente um contentor de 40 litros e um balde de 10 litros (para apoio na cozinha) em cada habitação. O sucesso do projecto reflectiu-se no presente alargamento e na necessidade de abranger mais fogos”, diz nota de imprensa.