A data é redonda, mas devido à pandemia, o Futebol Clube de Penafiel assinalou, de forma simbólica, os 70 anos de existência, “uma idade respeitável, com uma história vasta, mas um futuro ainda por descobrir”.

“Este ano, por força da pandemia que vivemos, não podemos celebrar juntos e da mesma maneira. No entanto, não podíamos deixar passar esta data e simbolicamente hasteamos o maior símbolo do Futebol Clube de Penafiel. A nossa bandeira”, indicou o presidente da direcção, António Gaspar Dias, em comunicado.

“Para o futuro, desejamos que possamos estar juntos, em todas as horas e partilhar este amor que a todos nos une. Por agora, apelamos á responsabilidade que este momento nos convoca, no cumprimento das regras impostas pelas nossas autoridades de saúde e desejamos a todos, em especial aos nossos associados e suas famílias, muita saúde”, escreveu ainda.

O Futebol Clube de Penafiel “nasceu” a 8 de Fevereiro de 1951, pela fusão, de dois Clubes que à data denominavam como “União Desportiva Penafidelense” e “Sport Clube de Penafiel”, lê-se no site oficial. Da lista de fundadores, constam 97 nomes, sendo o número um, Joaquim José de Oliveira.

O clube começou a no campeonato distrital da III Divisão da Associação de Futebol do Porto e, desde então, “tem sido um dos clubes com mais presenças nas ligas profissionais, alternando a sua participação entre a 1.ª Liga e 2.ª Liga”.

Actualmente, milita na 2.ª Liga do futebol português.