400 crianças do 4º ano, de 25 escolas do município de Lousada fizeram rastreio ao daltonismo. A iniciativa insere-se no projecto ‘ColorAdd’, cujo objectivo passa por sensibilizar a comunidade escolar para este distúrbio da visão, avança o município, parceiro desta iniciativa.

A dinâmica realizou-se ao longo de uma semana e incluiu, não só 25 estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas do concelho, como também o Externato Senhora do Carmo e o Colégio S. José de Bairros.

O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos, desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico português e professor da Universidade do Minho.

“O projeto pretende contribuir para inclusão e a melhoraria da qualidade de vida das pessoas com dificuldade na identificação das cores, problema que afecta cerca de 10% da população masculina mundial”, aponta o município. 

“O código ColorAdd é universal, transversal e inclusivo, tendo sido desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de três símbolos gráficos que, conjugados segundo o conceito básico de adição de cores, permitem às pessoas com dificuldade na sua interpretação relacionar os símbolos e identificar toda a paleta de cores”. 

Os rastreios foram realizados com a colaboração das quatro ópticas parceiras deste projecto, a Casa dos Óculos, a Multióticas, Ergo Visão e Ótica Boa Imagem.