Há 40 inscritos no concurso “O Maior da Minha Aldeia” integrado no projecto Cá Paredes, adianta a Câmara Municipal. Os concorrentes são de Aguiar de Sousa, Baltar, Duas Igrejas, Rebordosa, Sobreira e Vilela.

Cada um já recebeu duas plantas – abóbora – sendo que, posteriormente, será disponibilizada mais uma planta para repor as que eventualmente não resistiram à plantação ou que estejam com algum problema sanitário, informa o município.

A par disso, e devido à pandemia, está a decorrer formação online já que não foram realizadas as sessões presenciais para exemplificar os procedimentos a adoptar na plantação e cuidados a ter na sua manutenção.

Segundo a Câmara, foram distribuídos, juntamente com as plantas, manuais de produção das abóboras gigantes, com dicas sobre os produtos fitofármacos adequados para combater determinadas pragas e doenças e os fertilizantes homologados para o bom desempenho de cada planta.

“As sessões presenciais quinzenais serão substituídas por sessões de formação online onde todos os participantes têm acesso e é disponibilizado por e-mail o link da sessão para os que por algum motivo lhes tenha sido impossível assistir em directo na hora marcada. Essa formação de acompanhamento técnico está a ser dinamizada pela RURIS. Já decorreram duas sessões de formação”, refere o municipio.