Foto: APCOI

O distrito do Porto é o segundo do país com mais escolas inscritas na 12.ª edição “da maior iniciativa de educação para a saúde em Portugal”. O “Heróis da Fruta” arranca hoje, “em 3.649 turmas de 1.430 estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões do país”, chegando a 216 dos 308 municípios portugueses, indica nota da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Este projecto visa “aumentar o consumo diário de frutas e legumes nas escolas”. Segundo a APCOI, “nas próximas semanas, os alunos das turmas inscritas vão ser incentivados a melhorar os seus hábitos alimentares através do método ‘Heróis da Fruta’ que disponibiliza gratuitamente às escolas materiais educativos protagonizados por um grupo de personagens-modelo que ganham ‘super poderes’ quando ingerem ‘super alimentos’, combinando as técnicas de educação não-formal: storytelling e gamification“.

As escolas da região também aderiram, mais uma vez, a esta iniciativa. No total, há 30 estabelecimentos de ensino de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo que vão participar, sendo sete de Lousada, duas de Paços de Ferreira, 10 de Paredes, cinco de Penafiel e seis de Valongo.

A organização realça que “na última década mais de meio milhão de alunos já melhoraram os seus hábitos alimentares diários” com a participação neste projecto.

Ainda é possível realizar inscrição de escolas até 15 de Janeiro.