238 alunos de Lousada aprendem a salvar vidas

Autarquia quer que acção se repita anualmente, acabando por formar toda a população

0

Todos os alunos do 11.º de Lousada, 238 no total, dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, vão receber formação em suporte básico de vida.

“Este ano iniciamos um projecto importantíssimo para o nosso futuro. Vamos dar formação em Suporte Básico de Vida a todos os alunos do 11.° ano de escolaridade. O nosso objectivo é tornar esta formação recorrente e abranger ao longo dos anos, todos os alunos, para que estes sejam fulcrais em situações de emergência e possam salvar vidas”, refere o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, nas redes sociais.

“Pensamos esta iniciativa do pelouro da Saúde e Juventude, com a colaboração da Educação, numa perspectiva de longo prazo, ou seja, daqui a décadas, termos toda a população com formação em Suporte Básico de Vida. Uma adequada e eficaz intervenção em emergência, faz a diferença e salva vidas”, argumenta o edil.

Este projecto pioneiro a nível nacional – “Somos Um – Tu fazes a diferença”, que arrancou em Castelo de Paiva, deve chegar a todo o Tâmega e Sousa. A formação será ministrada por pessoal certificado pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

Quando a iniciativa da Associação Nacional de Emergência Socorro e Catástrofe (ANESC) arrancou, o médico de emergência médica penafidelense Filipe Serralva, director médico do projecto, referiu que “cada aluno formado e conhecedor dos procedimentos básicos de socorro pode contribuir para salvar uma vida” e que “o suporte básico de vida é simples de fazer e essencial”. “Não pode haver suporte avançado de vida sem suporte básico de vida”, dá como exemplo frisando a importância desta primeira intervenção. “Podemos fazer chegar a melhor equipa de médicos e enfermeiros do mundo e com os melhores materiais, mas se alguém não tiver feito o suporte básico de vida e garantir a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos não adianta nada”, salientou na altura.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here