A Câmara Municipal de Paredes antecipa que cerca de 20 mil pessoas venham assistir à primeira prova Especial Sprint Paredes, que vai decorrer nas imediações do Parque da Cidade, este domingo. O grande objectivo da prova, que conta com 50 pilotos inscritos, 11 deles do campeonato nacional e quatro campeões nacionais, é gerar dinâmica na cidade, reconheceu o presidente da Câmara Municipal de Paredes, esta segunda-feira, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

“Um dos nossos objectivos era dar vida a Paredes. Queremos realizar eventos que tragam pessoas ao concelho. Paredes tem tradição no desporto automóvel e queremos ressuscitar essa paixão”, sustentou Alexandre Almeida, realçando que o concelho tem, na zona de Baltar, várias empresas ligadas ao cluster automóvel. Outra meta passou por realizar a prova com pouco investimento municipal, o que foi conseguido com o apoio do principal patrocinador, a N-Engenharia, afirmou, dizendo que os custos para a autarquia são “residuais”.

A prova, que terá como palco a principal avenida do Parque da Cidade de Paredes e as ruas contíguas, contará com uma bancada com 300 lugares cujas receitas do acesso, com o custo de três euros, reverterão para os Bombeiros de Paredes, adiantou.

Aos jornalistas, Carlos Guimarães, director da prova e membro do CAST – Clube Automóvel Santo Tirso, considerou que o percurso “é bastante interessante” e sustentou que a principal preocupação foi com a segurança de quem está a assistir. Estará salvaguardada com jerseys de betão e fardos de palha de 400 quilos em várias zonas do percurso e ainda por uma equipa pronta a intervir. A esperança é que a prova, que deve repetir-se nos próximos anos, cresça e evolua para uma etapa do campeonato, assume Carlos Guimarães. Alexandre Almeida corrobora: “Queremos que a prova se repita e ganhe impacto mediático. Se poder ser integrada no campeonato óptimo”.

Na conferência de imprensa esteve Adruzilo Lopes, piloto que foi três vezes campeão nacional de ralis absoluto, entre outros títulos, que faz parte da organização e que estará em competição no domingo. “O percurso é interessante em termos desportivos, é bastante rápido e exige técnica e não há nenhum piloto que não vá gostar”, garantiu.

A Especial Sprint Paredes, com entrada gratuita, terá início pelas 15h00 de domingo e prolonga-se até às 23h30. O percurso de 2,2 quilómetros conta com um salto, duas chicanes e uma zona de pião que prometem conferir emoção à prova.

Publicidade

Ao volante estarão, entre outros, os pilotos José Pedro Fontes, Pedro Meireles, Rui Madeira, Miguel Barbosa, João Barros, Joaquim Alves, Manuel Castro, Alfredo Barros, António Dias e Adruzilo Lopes, além de Elias Barros, vereador da autarquia.

A prova é promovida e organizada pela Câmara Municipal de Paredes com o apoio da FPAK e da associada Cast. O evento conta igualmente com a colaboração da Team Baia e tem como patrocinador oficial a N – Engenharia.