São 170 personalidade que a Câmara Municipal de Paredes vai distinguir esta noite, numa cerimónia que vai decorrer a partir das 20h30, no Pavilhão Multiusos local.

A tradicional ‘Gala do Desporto’ vai levar ao palco atletas, treinadores e dirigentes que, na última temporada desportiva, alcançaram títulos regionais, nacionais e internacionais em modalidades como artes marciais ou desportos de combate, andebol, atletismo, boccia e petanca, ciclismo, columbofilia, desporto adaptado, desporto motorizado, futebol e futsal, ginástica, golfe, hóquei em patins, patinagem artística, polo aquático, ténis de mesa e xadrez.

“Reconhecer talentos e apoiar o desenvolvimento desportivo dos atletas e incentivá-los a permanecerem na prática desportiva de competição”, é o objetivo deste evento que vai ser apresentado pelo ex-futebolista Cândido Costa e que conta com a presença de diversas personalidades como Hélder Postiga, vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Cândido Barbosa, ex-ciclista, entre outros.

Vão ser homenageados com o ‘Galardão Ética e Valores no Desporto, a Associação Desportiva de Paredes, ADPA, pelo projeto “Patins sem preconceito”, a Imperial Sport Clube Sobreirense, pela iniciativa “Banco de Chuteiras” e o União Sport Clube de Paredes, com o “Respeito, essa é a regra”. Também a Casa Adriano Astromil Clube, com a certificação de entidade “Semear a ética nos Jovens Atletas para colher adultos com Valores” e o Aliados FC Lordelo que apresentou o “(Des)igualdade de género”.

Nos Prémios de ‘Alto Prestígio’ serão homenageados Serafim Garcês, José Silva, Álvaro Almeida, Adão Barbosa e o Sport Clube Nun´Álvares.

Sobre os distinguidos, relata o município que, Serafim Garcês, nasceu a 3 de março de 1957, em Castelões de Cepeda, atual freguesia de Paredes, e começou a praticar atletismo desde muito jovem, iniciando-se em 1976, através da secção de atletismo do U. S. C. de Paredes, onde esteve dois anos.

Ao longo da sua carreira representou o Kolossal (1978-1980), o Salgueiros (1980-1981), o Boavista (1982-1986), regressando em 1994 ao U. S. C. de Paredes para exercer o cargo na presidência da secção de atletismo, que acumulava com as funções de treinador. Serafim Garcês venceu diversas provas de estrada a nível nacional e internacional, e representou Portugal no Cross de Madrid, nos anos 80.

Atualmente, é um dos dinamizadores da prática de atletismo em Paredes, onde diariamente treina vários atletas amadores e federados, como é o caso de Diana Fernandes que recentemente representou Portugal nos Europeus de Itália.

Já José Silva, que nasceu a 27 de junho de 1963, na freguesia de Louredo, começou também cedo a praticar a mesma modalidade de Serafim Garcês. Em 1993 inicia na vertente do desporto adaptado, no Futebol Clube do Porto. Foi campeão nacional por diversas vezes em distância de meio fundo e fundo.

“Zé Paredes”, como é conhecido alcançou o seu primeiro recorde do mundo INAS, na célebre noite de 30 de março de 1994, na África do Sul, um mês antes das primeiras eleições pós “apartheid”, a correr 3000 mestro. Ainda nos anos 90 foi arrecadando as mesmas distinções em 5000 e 10 mil metros em pista, até à Meia Maratona e Maratona.

Ao longo da sua carreira, para além do F. C. do Porto, representou, ainda, o Clube Gaia e a CERFIFAF, clube por quem ainda compete.

Álvaro Almeida, treina, desde 2000, atletismo na Casa do Benfica de Paredes. Preparou vários atletas de referência nacional e que representaram por várias vezes a Seleção Nacional, como Diana Almeida, Miguel Borges, André Pereira, Jorge Moreira e Rúben Sousa.

Atualmente, estão sob a sua alçada as atletas Leonor Matias e Maria Silva que têm tido grandes resultados a nível regional e nacional.

Outro dos distinguidos, Adão Barbosa foi o fundador, em 1992, da Delegação de Paredes da Associação Portuguesa de Deficientes, uma instituição que lidera desde 1997. Como presidente há a registar algumas das suas principais conquistas como a construção da nova sede social, a aquisição de uma carrinha adaptada e a criação de uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas.

Na época de 2007/2008 iniciou e manteve a equipa até aos dias de hoje, assegurando a sua participação nas provas oficiais nacionais de basquetebol em cadeira de rodas. Na época passada, sagrou-se campeão nacional da Divisão de Honra de Basquetebol.

Por fim, sobre o Sport Clube Nun´Álvares, que comemorou o centenário, há a dizer qe é uma formação da freguesia de Recarei. Foi fundado a 18 de janeiro de 1922 e teve como primeiro presidente Albino Ferreira de Carvalho. Ao longo destes 100 anos foram várias as conquistas, sendo que hoje contam com 360 atletas de futebol, futsal e andebol feminino. Atualmente, lidera a associação Ricardo Costa, sendo que este prémio tem como objetivo “reconhecer o trabalho de todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram o Nun’Álvares a chegar ao marco dos 100 anos”, escreve o município.

Para o autarca de Paredes, esta gala visa, sobretudo, enaltecer “o mérito desportivo dos atletas de diferentes modalidades, dirigentes, equipas técnicas e clubes que têm contribuído para elevar e prestigiar o nome do município”.

Ainda segundo Alexandre Almeida, esta iniciativa traduz-se ainda numa “uma oportunidade e um estímulo para que os homenageados prossigam os seus objetivos e conquistem pódios”.

“Sentimos enorme orgulho nestes paredenses que representam Portugal. Contamos com a colaboração de todos, para que este evento seja novamente uma ocasião da celebração do desporto em Paredes e o justo tributo aos atletas”, concluiu.

O público está convidado a assistir ao evento que terá animação musical a cargo do  Conservatório de Música de Paredes e da artista Jéssica Nogueira. A entrada é livre, limitada aos lugares disponíveis.