São médicos, professores, psicólogos, desportistas, bombeiros, empresários, presidentes da junta, presidentes da câmara, feirantes, taxistas, talhantes, socorristas da Cruz Vermelha, com e sem deficiência e de todas as idades. E todos deixam a mesma mensagem: é preciso dizer não à violência contra as mulheres.

Ao todo, 17 homens do concelho de Paredes aceitaram o desafio da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Paredes para participar numa campanha de sensibilização alusiva ao Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, assinalado no próximo dia 25 de Novembro.

Deixaram-se fotografar com mensagens sobre o tema e serão os rostos de uma exposição que estará patente no corredor de acesso ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.

Mostra estará patente na Câmara Municipal no dia 25 de Novembro

Integrada na Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, a RLIS Paredes iniciou a sua actividade em Agosto deste ano. Dedica-se à intervenção junto de pessoas e famílias que se encontram sem situações de vulnerabilidade social e económica. Neste acompanhamento social surgem muitas vezes, situações de vulnerabilidade e exclusão, com situações de violência, na sua maioria contra mulheres.

“Dessa forma, os técnicos da RLIS sentiram a necessidade de sensibilizar a população para este problema, que afecta muitas mulheres espalhadas não só pelo concelho de Paredes, mas por todo o país”, explica o projecto.

No dia 25 de Novembro, em que se comemora o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, e porque “Ser homem não é ser violento” e “Ser violento não é ser homem”, a RLIS convidou 17 homens do concelho a dar a cara por esta questão.

Os protagonistas desta campanha, com contextos profissionais e idades muito diferentes, foram fotografados e o resultado estará exposto na Câmara Municipal de Paredes, no âmbito da acção de sensibilização “Filhos da violência: o impacto da violência doméstica nas crianças”. As imagens serão ainda divulgadas na página de Facebook da RLIS Paredes.

Direcção da ADIL
Direcção da ADIL