160 actividades marcam Semana do Ambiente em Paredes

A iniciativa visa alertar a comunidade escolar e a população em geral para as questões ambientais e para as alterações climáticas

0
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Entre os dias 16 e 22 de Maio, a Câmara de Paredes, em colaboração com as Eco-Escolas, Eco-Freguesias e diversos parceiros, promove um conjunto de 160 actividades no âmbito da Semana do Ambiente.

“A iniciativa visa alertar a comunidade escolar e a população em geral para as questões ambientais e para as alterações climáticas”, adianta a autarquia em comunicado. Acrescenta ainda que as iniciativas serão “focadas na educação ambiental para a sustentabilidade” e vão “abordar temas como a energia, os resíduos, as plantas, os projectos Eco-Escolas e Eco-Freguesias, água e polinizadores, cultura ambiental e biodiversidade”.

Na segunda-feira, dia 16, decorrem iniciativas dedicadas à energia no âmbito do Dia Internacional da Luz. “A observação de espécies ao microscópio ou lupa binocular, a exploração da biodiversidade noturna e as energias renováveis são algumas das actividades previstas”, diz o município.

Já os resíduos são o principal tema de terça-feira, dia 17, estando previstas iniciativas como a entrega de bandeiras e certificados do projecto “Escolas Terra a Terra” desenvolvido pela Ambisousa, a recolha de lixo nos espaços circundantes da escola EB 1 da Sobreira, a limpeza da Ecovia de Cristelo e espaços exteriores da escola pela “Patrulha Ecológica”, dramatizações ligadas ao tema dos resíduos, entre outros.

Segue-se um dia dedicado às plantas com “eco-caminhadas nos parques urbanos, identificação de espécies, uso de aplicações para identificação e registo de espécies, workshops com plantas, exposições e uma caminhada fotográfica”.

No dia 19, as Eco-Escolas e Eco-Freguesias estarão em destaque, com as escolas e freguesias que integram o projecto a apresentar os seus contributos ambientais, através de exposições de trabalhos, vídeos e palestras.

“Água e polinizadores é o tema de sexta-feira, dia 20, em que se assinala o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial da Abelha”, informa a Câmara em nota de imprensa. Haverá palestra sobre “As abelhas e o seu importante papel no ecossistema”, o “Cantinho informativo” sobre a importância das abelhas, o início do projecto “O Mar Começa Aqui”, limpeza(s) #AMARoMAR, e elaboração e distribuição de panfletos sobre os oceanos.

O dia 21 é dedicado à Cultura Ambiental. As escolas são desafiadas a exporem nas redes sociais mensagens ambientais e decorrerão Jogos Tradicionais e Populares em torno da madeira, o “O Aroma das Flores” e o Eco-arte: Utilização de elementos naturais para elaborar peças decorativas artísticas.

A Semana do Ambiente termina no dia 22, Dia Internacional da Biodiversidade. “A programação prevê a partilha da exposição online sobre ‘Flores Silvestres’, pelo professor e fotógrafo de natureza José Fajardo, os Trilhos de Biodiversidade, em Lordelo, e uma palestra sobre a Época Primaveril: modificações da natureza nesta estação do ano”, adianta a autarquia.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here