Cerca de 150 profissionais de saúde participaram, na sexta-feira, no Encontro de Enfermagem do Departamento Cirúrgico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) que se realizou no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Segundo nota de imprensa, “o encontro visou a reflexão sobre temas que envolvem os vários campos de acção da profissão e os diferentes modos de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos, assumindo sempre o compromisso de uma prática orientada para a defesa da autonomia e dos direitos dos utentes, para a promoção da saúde, prevenção da doença, reabilitação e prestação de cuidados”.

Durante a sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, referiu que “esta iniciativa do Departamento Cirúrgico mostra bem a importância da interacção entre os vários grupos profissionais para a melhoria das práticas de cuidados aos nossos utentes”.

“O nosso centro hospitalar trabalha bem, temos conhecimento técnico e excelentes profissionais. Não é por acaso que o CHTS foi distinguido com ‘Prémio Consistência’, sendo considerado o melhor do país no grupo C do TOP 5 2017. Este galardão reflecte o trabalho dos últimos três anos, por isso, o mérito é de todos os profissionais e também do anterior Conselho de Administração pelo trabalho realizado ao longo destes três anos”, afirmou.

Também José Ribeiro, enfermeiro director do CHTS, destacou o papel destas jornadas como “uma montra do que se faz na instituição” e ainda a sua importância formativa e ao nível da partilha de conhecimentos.

 

Na iniciativa, dirigida a profissionais de saúde, foram debatidas questões relacionadas com “A pessoa com ostomia de eliminação intestinal”; “Cuidar da pessoa, um compromisso profissional” e “A enfermagem e a urologia”.