Uma voluntária da associação Os Pecaninos – Associação Protectora dos Animais de Paços de Ferreira resgatou um cão no Rio Ferreira, na passada quinta-feira. O animal estaria “há três dias no local e a chorar” sem conseguir trepar as margens. Depois de pedir ajuda a diferentes entidades, e já com a presença dos Bombeiros de Lordelo no local, acabou por ser Cláudia Cunha a capturar o cão, conta a própria.

A associação recebeu um apelo de vizinhos no passado dia 7 de Abril, já à noite. “Havia um cão no Rio Ferreira, próximo da ETAR de Arreigada mas já em Lordelo, a chorar há três dias”, explica a voluntária.

Estiveram no local até à meia-noite, mas sem conseguir fazer nada. “Ele mordia e não se deixava capturar. Tentava trepar as margens e não conseguia”, refere. Procurou a ajuda de várias entidades, mas sem sucesso, e no dia 8 voltou ao local para nova tentativa.

“Um vizinho ajudou a desbravar mato e o cão acabou por vir para a outra margem e consegui alcançá-lo”, descreve Cláudia Cunha. O resgate contou com a presença e apoio de uma equipa dos Bombeiros de Lordelo, indica a voluntária.

O animal já recebeu cuidados veterinários. Não tem microchip e, caso não apareça dono, ficará disponível para adopção.

Entre a instituição e famílias de acolhimento, a Pecaninos dá apoio a 120 cães e 30 gatos.

A luta é diária, assume Cláudia Cunha. A alimentação é conseguida sobretudo com o apoio de particulares que fazem donativos. Mais difícil é liquidar as contas no veterinário. Neste momento, a associação tem pendentes facturas no valor total de 1700 euros, admite. Quem quiser contribuir pode contactar a instituição.

Pode ver o vídeo do resgate na página da associação.