Arranca esta quarta-feira a Volta a Portugal em bicicleta. De Viseu a Viana do Castelo e com passagem por Paredes, são 1600 quilómetros repartidos por 10 etapas.

Um prólogo de 3,6 quilómetros em Viseu inaugura, esta quarta-feira, a competição Volta a Portugal em bicicleta e vai definir quem será o primeiro camisola amarela da 84.ª edição.

São 125 ciclistas inscritos, de 19 equipas, nove portuguesas e 10 ‘convidadas’ estrangeiras, começa às 15h21, com a saída do espanhol Guillermo García, da Rádio Popular-Paredes-Boavista, e terminará cerca de duas horas depois, quando Rafael Reis, da Glassdrive-Q8-Anicolor, se fizer à estrada, às 17h25.

Também Luís Fernandes, César Fonte, Hugo Nunes, Raul Rota, Tiago Leal e Pedro Lopes, da equipa de Paredes, vão fazer parte do pelotão.

No dia 19 de agosto, quando se fizer a nona etapa, a Volta arranca em Paredes e dirige-se a Mondim de Basto, mais conctretamente à Sra. da Graça, com um percurso de 174,5 quilómetros.

À semelhança de anos anteriores, a Volta a Portugal em Bicicleta poderia acontecer mais cedo, já que o ano passado arrancou a 4 de agosto, mas devido à realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, entre 1 e 6 de agosto, a competição alterou as datas, conseguindo ainda assim realizar-se antes da Volta a Espanha em Bicicleta, que arranca a 26 de agosto.