Com o intuito de aumentar a prevenção de incêndios nas áreas florestais do concelho, a Câmara Municipal de Valongo, em parceria com o Centro Hípico de Valongo, vai promover novamente a vigilância e detecção de incêndios com patrulhas a cavalo.

Munidos de binóculos e telemóveis, os voluntários têm como missão comunicar às autoridades as colunas de fumo que detectem. As primeiras equipas de voluntários partem para o terreno na próxima terça-feira, dia 12 de Julho, às 11h00. No arranque da iniciativa, as equipas serão acompanhadas pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e outros elementos da Protecção Civil.

Em Valongo, a área florestal tem mais de quatro mil hectares de terreno e o risco de incêndio é muito elevado devido à proximidade com a zona urbana, pelo que a aposta na vigilância e prevenção é fundamental na defesa da floresta contra incêndios. Além das equipas de vigilância a cavalo, estão também no terreno as equipas dos Sapadores Florestais e outros meios coordenados pelos Serviços Municipais de Protecção Civil e Protecção da Floresta.