Abel Ferreira, treinador penafidelense que conquistou, recentemente, com o Palmeiras, a Taça Libertadores e a Taça do Brasil, foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel, depois de ter sido distinguido com a Medalha de Ouro do Município, nas cerimónias do 3 de Março, e de ter sido condecorado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique.

De forma humilde, o técnico lembrou os tempos de juventude no concelho, onde viveu até aos 18 anos, e a importante formação recebida no Futebol Clube de Penafiel, não só como atleta, mas como “homem”.

“Uma vez do povo, para sempre do povo”, afirmou, acrescentando: “É um privilégio voltar à minha terra natal. Sou penafidelense de gema”.

“Não tenho outras palavras que não de agradecimento para tudo o que me tem acontecido”, referiu Abel Ferreira, salientando que é uma soma das vivências e experiências, enquanto jogador e agora treinador. Por isso, encara as medalhas e condecorações agora recebidas como um reconhecimento ao trabalho de muitos. “Sinto que estava a representar todos aqueles que me ajudaram a ser aquilo que sou hoje, desde a família, amigos, jogadores, presidentes, treinadores da formação… Isto é o trabalho de muitos e eu sou fruto das minhas experiências e vivências e represento cada um deles”, defendeu o penafidelense, esperando que o seu exemplo possa, de alguma forma, inspirar outros.

As recentes conquistas desportivas, ao serviço do clube brasileiro Palmeiras, trouxeram “mais responsabilidade e cobrança”. Questionado sobre objectivos futuros, Abel Ferreira disse estar “focado” no actual clube onde tem oportunidade de lutar por mais dois títulos. “Tem sido essa a minha forma de estar no futebol e na vida, estar no aqui e no agora”, alegou.

Ao concelho deixou uma mensagem: “Obrigada Penafiel e sejam felizes que eu vou tratar de fazer o mesmo”.

Antes, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel frisou tratar-se de uma cerimónia “simples, mas sentida”. “Noutras circunstâncias estaria cá uma multidão de penafidelenses”, lembrou. Antonino de Sousa elogiou o “cidadão honorário” da cidade, homenageado com uma Medalha de Ouro Municipal no 3 de Março, e destacou o “percurso de vida extraordinário e inspirador” e o “talento e competência”, que inspira os jovens penafidelenses e do país. “O seu percurso de vida traz prestígio a Penafiel” e leva o nome do concelho além-fronteiras, realçou. “Penafiel é agora nome conhecido em São Paulo (Brasil)”, concluiu o autarca.