Volta e meia escrevo a apelar aos nossos leitores a importância de valorizarmos o que é nosso, o que temos de tão bom no nosso concelho e que nos faz sentir orgulhosos de sermos Penafidelenses.

Desta vez, dou mais uns exemplos.

Sara Lourenço de Sousa, Penafidelense, aluna da Escola Secundária de Penafiel, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia, que decorreram no Equador. Um outro jovem Penafidelense, António Pinto, trouxe um diploma de mérito. Importa referir que estes dois jovens tinham ficado entre os 8 melhores alunos nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, onde participaram mais de 2000 alunos, de 600 escolas. É claro que temos todos de ter orgulho nestes jovens e torcer para que tenham um futuro risonho. Que sejam um excelente exemplo e motivo de entusiasmo para outros jovens poderem seguir as mesmas pegadas.

Uma outra forma de promover e valorizar o que é nosso é também o almoço regional que será servido dia 27 de setembro, a assinalar o Dia Mundial do Turismo, na Quinta da Aveleda.

Lançamos o desafio à Penafiel Activa, para que a sua Chef, formadora Elisabete Miranda, concebesse um menu com base em produtos locais.

O almoço será então, nesse dia, confeccionado pelos alunos do curso de cozinha; será servido pelos alunos do curso de mesa/bar e as visitas guiadas à quinta estarão a cargo dos alunos de turismo também da Penafiel Activa.

Para aguçar o apetite, deixo aqui o menu que poderão ter ao vosso almoço, pelo preço simpático de 10€:

Couvert:

Brucheta de broa de milho com cebola garrafal do Vale do Sousa e presunto

Entrada:

Sopa das vindimas

Prato de carne:

Medalhões de porco com queijo quinta da aveleda, cebola garrafal crispy e grelos Da Nossa Terra. Acompanha com Vinho Aveleda.

Sobremesa:

Dueto de Papuda de Entre-os-Rios e Sopa Seca de Duas Igrejas com  creme de ovo e sementes caramelizadas.

Café

Digam lá se não temos produtos maravilhosos que nos permitem fazer uma refeição destas, promovendo a agricultura local, os nossos saberes e sabores e os jovens que estão a aprender uma profissão para integrar, em breve, o mercado de trabalho?

Tudo isto associado a um dos locais mais bonitos de Penafiel, Quinta de Aveleda, que é uma referência do ponto de vista turístico. É a receita perfeita!

Espero que apareçam e apreciem!