O município de Valongo vai debater o património religioso, numa sessão agendada para a próxima quinta-feira, às 21h00, no Museu Municipal local.

Este é mais um tema inserido num conjunto de debates que se debruçam sobre a valorização das marcas identitárias do concelho.

A sessão insere-se no âmbito da exposição ‘Arte in Excelsisque, que está patente no museu e que inclui um conjunto de peças “relacionadas com o tema da Natividade”, ou seja, do nascimento de Jesus, como explica a autarquia.

Ainda segundo a edilidade, as paróquias do concelho de Valongo, no seu património religioso, têm poucas representações acerca deste tema, mas as que agora se apresentam “são de grande relevância artística”, destacando-se “a Nossa Senhora do Ó, uma obra de arte de cunho mais contemporâneo, da autoria do escultor José Rodrigues”.

O debate vai ser moderado pelo historiador e comunicador Joel Cleto, tendo ainda como convidados os padres, Manuel Fernandes, da paróquia de Alfena, João Pedro Bizarro, de Campo, Vicente Nunes, de Sobrado, Luís Borges, de Valongo, Samuel Guedes, Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho da Mão Poderosa e Santa Rita. E ainda, o cónego João Peixoto, pároco de Ermesinde, assim como José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

O debate será transmitido em direto na página do Facebook do município de Valongo, mas a população está convidada a assistir à discussão no museu.